
#27 CANTATA DE
NATAL 2022 | Online
23 de Dezembro de 2022 às 19h
Concerto online e gratuito
YouTube Eroica Música
Secretaria de Estado de Cultura do Rio Grande do Sul apresenta
Projeto Construindo Cultura Bach Cantata de Natal 2022
O projeto Construindo cultura da Associação Orquestra Sinfônica de Carazinho se une a Bach Society Brasil para realizar um ciclo de concertos no estado. Serão apresentações para o público e também apresentações didáticas para escolas públicas em Porto Alegre e em Carazinho.
No programa, teremos a Suíte Orquestral No. 1 BWV 1066, acompanhada da coreografia original dos manuscritos de época, executada pela bailarina Maira Alves. O baixo austríaco Norbert Steidl e o tenor Marcus Loureiro, solistas especialistas irão apresentar a cantata de Natal BWV 62, ao lado do Ensemble Bach Brasil e de músicos convidados que estão sob direção artística de Fernando Cordella. O concerto é realizado através do edital FAC Artes de espetáculo da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do sul.
PROGRAMA
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Suite Orquestral No.1 em Dó Maior, BWV1066
- Ouverture
- Courante
- Gavotte 1 & 2
- Forlane
- Menuets 1 & 2
- Bourrée 1 & 2
- Passepied 1 & 2
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Cantata “Num Komm, der Heiden Heiland, BWV 62
- Coral: Nun komm, der Heiden Heiland
- Aria tenor: Bewundert, o Menschen, dies grosse Geheimnis
- Recitativo baixo: So geht aus Gottes Herrlichkeit und Thron
- Aria baixo: Streite, siege, starker Held!
- Recitativo soprano e contralto: Wir ehren diese Herrlichkeit
- Coral: Lob sei Gott, dem Vater, ton
Solistas:
Norbert Steidl (Áustria), baixo
Marcus Loureiro (SP), tenor
Cíntia de Los Santos, soprano
Maíra Alves (SP), bailarina
ENSEMBLE BACH BRASIL (com instrumentos de época)
Giovani dos Santos, violino
Marcio Ceconello, violino
Leonardo Bock, viola
Diego Biasibetti, violoncelo
Alexandre Ritter, violone
Hanon Rossi (SP), orgão
Natalia Chahin (SP), oboé
Vinicius Chiaroni (SP), oboé
Romeu Rabelo (SP), fagote
ENSEMBLE VOCAL
Gaia Schenini, soprano
Andiara Mumbach, soprano
Rodrigo Bloch, contratenor
Roddy Chincha, tenor
Mauro Pontes, baixo
NORBERT STEIDL, barítono
Nascido em Linz na Áustria, formou-se mestre de canto na Universidade Mozarteum Salzburg em 2007. Participou do Festival de Salzburg sob a regência de Ricardo Muti em óperas de Paisiello e Mozart.
Cantou Leporello (Don Giovanni) no Teatro do século XXI de Beijing, Masetto (Don Giovanni) no TMSP, Melisso (Alcina) no Teatro São Pedro de São Paulo, Ottokar (Der Freischütz) e Vater (Hänsel und Gretel) no Teatro Guaíra de Curitiba, Geronimo (Il matrimonio segreto) em vários teatros da Áustria, Suíça e Alemanha, Parmenione (L‘ocassione fa il ladro) em Curitiba, Papageno (Die Zauberflöte) em Salzburg, entre outros papéis.
Apresentou-se em inúmeros concertos como solista nos grandes oratórios de Händel, Bach, Haydn, Brahms em diferentes países da Europa e da América Latina.
FERNANDO CORDELLA, diretor artístico
Fernando Turconi Cordella é considerado um dos principais cravistas de sua geração na América Latina. Recebeu o prêmio TOYP JCI como a figura mais expressiva no Brasil do ano de 2015, na categoria “Êxito Cultural”. Tem atuado como solista e maestro convidado nas principais orquestras do Brasil e exterior. Trabalhou em projetos com Luis Otávio Santos, Nathalie Stutzmann, Peter van Heyghen, Olivia Centurioni, Roman Garrioud, Michaela Comberti, Rodolfo Richter, entre outros. É professor de Cravo e coordenador da Oficina de Música Barroca da Escola Municipal de Música de São Paulo – EMMSP e diretor artístico da Sociedade Bach Brasil. Pianista de formação, teve sua principal orientação através da pianista brasileira Dirce Knijnik. No cravo, Nicolau de Figueiredo foi o seu grande mestre. Vencedor do Premio Açorianos 2011 como melhor intérprete pelo disco “CRAVOS – de Frescobaldi a Mozart”.
MARCUS LOUREIRO, tenor
Iniciou os estudos musicais ao piano na Escola Municipal de Música de São Paulo. No Coral Infanto Juvenil da EMMSP sob Regência da Maestrina Mara Campos, cantou nas óperas "La Gioconda" e "João e Maria" no Theatro Municipal de São Paulo em 2006, ainda nesse mesmo ano foi convidado para ser solista na Ópera "Olga". Em 2011 ingressou na UNESP no curso de regência. Foi integrante do Coral Jovem do Estado sob Regência de Naomi Munakata, e do Coro Acadêmico da OSESP sob regência de Marcos Thadeu, e desde 2014 é integrante do Coral Paulistano do Theatro Municipal, onde já atuou como solista nas obras “Requiem” de Mozart, “Lauda per la Natività del Signore” de Ottorino Respighi e “Missa de Santa Cecília” de Charles Gounod. Foi Aluno de técnica vocal do Tenor Gilberto Chaves e Isabel Maresca, atualmente é orientado por Lidia Schäffer e Juliana Starling.
