Bach all'Italiana
qui., 21 de mar.
|Igreja São Pedro
Concerto de aniversário de Johann Sebastian Bach com suas transcrições de música italiana
Horário e local
21 de mar. de 2024, 20:00 – 21:30
Igreja São Pedro , Av. Cristóvão Colombo, 1629 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90560-004, Brasil
Sobre o evento
INGRESSOS
De R$20,00 a R$340,00
Meia entrada disponível excluisvamente para os ingressos no Setor 2 e Setor 3, cumprindo a cota de 40% determinada por lei.
Confira quem tem direito à entrada na nossa Política de Meia Entrada.
SOBRE O CONCERTO
A abertura da temporada Bach Brasil 2024 celebra o aniversário de Johann Sebastian Bach em um concerto dedicado ao fascínio do compositor alemão pela música italiana. O Ensemble Bach Brasil, formado por especialistas em música barroca tocando em instrumentos de época sob direção de Fernando Cordella, inicia o programa convidando a soprano Marilia Vargas e o contratenor Cássio Pereira para interpretar o Moteto “Tilge, Höchster, meine Sünden” BWV 1083, obra em que Bach transcreve e ornamenta o “Stabat Mater” de Pergolesi. A segunda parte do concerto apresenta o célebre Concerto em Ré Menor para Oboé e Cordas BWV 974, que Bach transcreveu de obra original de Marcello, aqui interpretado pelo oboísta Érico Marques.
O quadragésimo segundo concerto da série Bach Brasil tem realização da Bach Society Brasil e conta com o apoio do Goethe Institut, Instituto Ecossis, EROICA_música, Carangacci música e financiamento dos apoiadores da Bach Society Brasil.
PROGRAMA:
Alessandro Marcello (1673 – 1747)
Concerto para Oboé em Ré menor, S.Z799
(Versão ornamentada por J.S. Bach, BWV 974)
- Andante
- Adagio
- Allegro
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Moteto “Tilge, Höchster, meine Sünden”, BWV 1083
(Versão por J.S. Bach do Stabat Mater de J. B. Pergolesi)
1. Tilge, Höchster, meine Sünden
2. Ist mein Herz in Missetaten
3. Missetaten, die mich drücken
4. Dich erzürnt mein Tun und Lassen
5. Wer wird seine Schuld verneinen
6. Siehe! ich bin in Sünd empfangen
7. Sieh, du willst die Wahrheit haben
8. Wasche mich doch rein von Sünden
9. Lass mich Freud und Wonne spüren
10. Schaue nicht auf meine Sünden
11. Öffne Lippen, Mund und Seele
12. Denn du willst kein Opfer haben
13. Lass dein Zion blühend dauern
14. Amen.
ENSEMBLE BACH BRASIL (com instrumentos de época)
Fernando Cordella, cravo e direção
Marília Vargas (Brasil/SP), soprano
Cássio Pereira (Brasil/SP), contratenor
Érico Marques, oboé barroco
Violino I
Giovani dos Santos
Letizia Roa
Juliano Buosi
Violino II
Marcio Ceconello
Renata Bernardino
Carlos Sell
Viola
Leonardo Bock
João Senna
Alexandre Nanni
Violoncelo
Diego Biasibetti
Pablo Schinke
Violone
Alexandre Ritter
Oboés
Vinicius Chiaroni
Érico Marques
SOLISTAS:
MARÍLIA VARGAS
soprano
Uma das mais ativas e respeitadas sopranos de sua geração, Marília Vargas divide seu tempo entre concertos, aulas, masterclasses e festivais de música, que a levam regularmente a diversos países europeus, da América Latina, Japão e China.
Entre suas colaborações com ensembles e orquestras, destacam-se suas diversas atuações com La Capella Reial de Catalunya, Le Parlement de Musique, Ensemble Turicum, Zürcher Kammerorchester, Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) - que a levam regularmente a diversos teatros, entre eles o Wiener Konzerthaus, Theatre Royal de Versailles, Berliner Konzerthaus, Gran Liceo de Barcelona, Tonhalle Zürich, Theater Basel, Helsinki Music Centre, Auditorium de Dijon, National Center of Performing Arts em Pequim, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo e Sala São Paulo.
Formada em Canto Barroco na Schola Cantorum Basiliensis e em Lied e Oratório no Conservatório de Zurique, na Suíça, estudou com Neyde Thomas, Montserrat Figueras, Christoph Prégardien e Silvana Bartoli.
CÁSSIO PEREIRA
oboé barroco
Contratenor, revela sua ascensão na carreira musical.Integrou o Coral Jovem do estado da Emesp Tom Jobim, e vem se destacando no curso de Música Antiga na mesma instituição, explorando o repertório desse período. Atualmente, contribui como membro dos Coros do Theatro São Pedro, participando em algumas montagens de Ópera. Uma promessa musical que encanta e enriquece nossos palcos.
ÉRICO MARQUES
oboé barroco
Iniciou seu treinamento musical aos 8 anos de idade e teve seu primeiro contato com o oboé aos 10. Devido a falta de professores na cidade em que residia, Goiânia, em Goiás, Érico começou a ser orientado formalmente somente aos 13 anos de idade quando passou a viajar à Brasília para fazer aulas com o professor José Medeiros. Em 2011, aos 17 anos, mudou-se para São Paulo para cursar o Bacharelado em Oboé na UNESP, sob orientação do professor Arcádio Minczuk. Dois anos mais tarde, deixou a universidade para integrar a Academia de Música da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) onde foi orientado por Joel Gisiger e tocou em vários concertos da temporada oficial da orquestra. Em 2015 venceu um dos prêmios do Concurso Eleazar de Carvalho que concedia um intercâmbio na Royal Academy of Music (UK), no qual estudou com a professora Cilia Nicklin. Ao voltar para o Brasil atuou como 1º Oboé da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Oboé principal da Orquestra Filarmônica de Goiás. Atualmente é oboísta solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
FERNANDO CORDELLA
direção artística e cravo
É considerado um dos cravistas mais ativos de sua geração na América Latina. Em 2015 recebeu o prêmio TOYP JCI Brasil como a figura mais expressiva no Brasil do ano, na categoria “Êxito Cultural”. Diretor artístico e maestro titular da Sociedade Bach Porto Alegre e Bach-Brasil. Desde 2016, é o professor da classe de cravo da EMMSP – Escola Municipal de Música de São Paulo e um dos coordenadores da Oficina de Música Barroca da mesma instituição.
Tem atuado fortemente como solista e maestro convidado nas principais orquestras do Brasil e exterior. Atuou sob direção de: Peter van Heyghen, Nathalie Stutzmann, Luiz Otávio Santos, Michaela Comberti, Olivia Centurioni, Bart Naessens, Roman Garrioud, Juan Manuel Quintana, Rodolfo Richter, entre outros.
Iniciou seus estudos com a pianista Dirce Knijnik, e no cravo teve Nicolau de Figueiredo como seu principal mestre. Vencedor do Prêmio Açorianos 2011 como melhor intérprete da categoria música erudita pelo disco “CRAVOS – de Frescobaldi a Mozart”.
CRÉDITOS:
Direção artística: Fernando Cordella
Direção audiovisual: Caio Amon
Direção e Engenharia de som: Fabiano Cordella
Direção de produção: Ilton Carangacci
Direção de Fotografia: Caio Amon
Assistência de produção: Eduarda Piltcher
Montagem e Arte gráfica: Marcelo Freire
Assessoria de Imprensa: Carangacci música
Produtora audiovisual e de conteúdo: EROICA conteúdo
Presidente da Bach Society Brasil: Bernardo Frederes Krämer Alcalde
Secretariado administrativo: Alexander Kleine
Financiamento: Mecenas e apoiadores da Bach Society Brasil
MECENAS
- Arthur Hertz
- Fabiano Saraiva
- Fábio Ramos
- Fernando de Abreu e Silva
- Gilberto Schwartsmann
- Nelson S. Dvoskin
- Sonia Pacheco Sirotsky
APOIADORES
- Aldo Luiz Duarte
- Alexandre Schmidt Nanni
- Ana Lúcia Rassi
- Ana Raquel Salgado
- Angelo Alberto Viero
- Beatriz Fontana
- Beatriz Tavares Franciosi
- Bernardo Frederes Krämer Alcalde
- Betina Fritsch
- Betina Z. Goldani Serrano
- Camilla Zahn
- Camila Machado
- Carla Hunsche
- Carolina Fonseca
- Clarisse Schneider
- Caudia Beylouni Santos
- Dania Damiani Branco
- Denise Roos
- Doris Maria Schneider
- Erica Schultz
- Fernanda Chiarello Stedile
- Flávio Ricardo de Abreu Fialho
- Flávio Sehn
- Flávio Shansis
- Gladis Falavigna
- Heitor Inhaquites
- Iara Jalfim
- João Luiz Franciosi
- João Paulo Bittencourt Cardozo
- Jonas Badermann de Lemos
- José Roberto Goldim
- Lenita Wannmacher
- Linjie Zhang
- Lorenzo Filippin
- Luciana Karine de Souza
- Luiz Fernando Laser
- Marcello André Barcinski
- Marcelo Goldani
- Marcelo Gus
- Marcia Ferreira
- Marcia Santana Fernandes
- Maria Chiuchetta
- Maria Zelia Peretti
- Mariana Paim Santos
- Marisa Eizirik
- Matheus Bazzo
- Mauro Pontes
- Miguel Fayet Trein
- Monica Blaya de Azevedo
-Náira Michel
- Patrícia Rondini
- Raul Hartke
- Regina Orgler Sordi
- Ricardo Barbosa Lima Faria Corrêa
- Sergio Lewkowicz
- Terezinha Licks
- Valeska Fasolo
Ingressos
VIP
Cadeiras marcadas estofadas, na frente da orquestra.
R$ 340,00Taxa de serviço de R$ 8,50Vendas encerradasSetor 1 Premium
Lugares marcados no banco da Igreja, próximo da orquestra.
R$ 160,00Taxa de serviço de R$ 4,00Vendas encerradasSetor 2
Lugares não numerados no banco da igreja (ocupação por ordem de chegada)
De R$ 40,00 até R$ 80,00Vendas encerradas- R$ 80,00Taxa de serviço de R$ 2,00
- R$ 40,00Taxa de serviço de R$ 1,00
Setor 3
Lugares não marcados no banco no fundo da igreja (ocupação por ordem de chegada)
De R$ 20,00 até R$ 40,00Vendas encerradas- R$ 40,00Taxa de serviço de R$ 1,00
- R$ 20,00Taxa de serviço de R$ 0,50
Mezanino
Lugares não marcados em cadeiras e bancos localizados no mezanino no fundo da igreja.
R$ 80,00Taxa de serviço de R$ 2,00Esgotado